Pele Oleosa - Mitos e Verdades


Oi, oi amores. Tudo bem com vocês??

Ouvimos muitos boatos sobre pele oleosa. O que não devemos usar, o que não devemos comer; e alguns nos deixam na dúvida né? Separei alguns mitos e verdades sobre pele oleosa, confira abaixo:


- Banhos quentes aumentam a oleosidade da pele? 

Verdade. Em pessoas com pele oleosa, a água quente pode estimular a secreção de mais oleosidade nas áreas de pele oleosa. 


- Lavar muito o rosto aumenta a oleosidade?
Verdade. Um erro comum, de acordo com a dermatologista Cintia Otsubo, é lavar demais o rosto. “Muitas pessoas acreditam que o ideal é lavar o rosto oleoso constantemente, mas isso é equivocado. O excesso de lavagem pode aumentar ou estimular ainda mais a oleosidade. O ideal é, no máximo, três vezes por dia”, explica.
- Pele oleosa tem menos rugas do que a seca?
Verdadeiro. A pele seca apresenta menos elasticidade, então pode apresentar mais marcas de expressão. Além disso, o viço do sebo disfarça as linhas mais finas do rosto. Porém, se seu rosto é oleoso demais, nem sempre significa que está mais hidratado; isso só vale se a secreção é controlada.
- A oleosidade do cabelo “passa” para o rosto, e vice-versa?
Falso. Normalmente pele e cabelos oleosos estão relacionados, mas não porque a oleosidade se transmite entre eles, e sim pelo número de glândulas sebáceas existentes nas duas regiões. Muitas vezes o cabelo é oleoso sem parecer. Se os fios forem longos, o sebo se distribuirá em seu comprimento, e ele parecerá seco; a melhor coisa a fazer é observar também a raiz.
- Chocolate causa acne?
Falso. A especialista também desvenda um mito que desespera os chocólatras: chocolate não causa e nem piora a acne. “A gordura que provoca a acne é produzida principalmente pela glândula sebácea, que responde a estímulos hormonais. Mas esta gordura não está relacionada com aquela que ingerimos através do chocolate ou frituras”, esclarece.

Dicas: 

- Lave o rosto duas vezes por dia com sabonetes à base de ácido salicílico, ácido glicólico ou enxofre, e aplique uma loção adstringente sem álcool em seguida.
- Durante o Dia: Utilize hidratantes leves, à base de gel ou loções livres de óleo. O filtro solar deve seguir a mesma linha.
- Durante à Noite: invista e hidratantes leves antirrugas ou antioxidantes à base de ácidos (retinóico, glicólico ou salicílico).

IMPORTANTE!

É importante lembrar de não fazer uso de nenhum medicamento sem prescrição médica. Consulte um dermatologista.
Fiquem ligadinhas que logo, logo, posto algumas receitas caseiras para limpar, hidratar e clarear a pele.


Beijinhos...
Kalline*

Um comentário:

  1. Oii, você podia fazer um post falando sobre os itens de maquiagem que você usa (base, corretivo,...) com dicas para peles oleosas ?! :D

    ResponderExcluir